Tuesday, July 04, 2006

Maquiavélico

Na reunião magna de sábado com o Magnífico Reitor da Universidade, A.M., concluiu-se que os alunos provenientes do ensino secundário são cada vez menos (foi preciso uma reunião magna?), pelo que a Universidade enfrenta uma crise financeira (quem não enfrenta, que levante a mão).
Como solução a referida instituição vai passar a receber estudantes para cursos politécnicos e pessoas com mais de 23 anos sem condições para ingressarem segundo o sistema corrente.
Mas então os alunos são o meio ou o fim? Opto pela segunda opção e isto porque a Universidade, na fantasmagórica personagem dos Serviços Académicos, conseguiu sacar-me, de maneira abjecta e sem recurso a favores sexuais, 25€. Tudo por causa de uma prestação adicional da propina, caída não se sabe bem de onde (deve ser pela prestação adicional da selecção). Dos Serviços Académicos, onde não se faz ponta de um corno (funciona tipo AR), apenas um aviso discreto.
Será essa a justificação para abrirem os cursos a maiores de 23 anos? Aproveitar-se da falta de memória dos mais velhos para embolsar mais uns trocos, (qualquer dia vão sacar dinheiro aos ex-alunos hoje já gágas).

6 comments:

Anonymous said...

Sou ex-aluno mas nao gágá, penso eu de que.

Quanto às propostas para financiar a U.A., podemos começar por nao gastar dinheiro em patetices e carros novos para o reitor.

Hoje em dia pelos vistos ja nao e preciso estudar para obter um curso superior, basta sim aguentarmos na escola montes de anos, e depois dao-nos um /re)curso por persistencia.

Carolina Almeida said...

Avelar:
O que me faz mais impressão é a maneira como o problema equacionado. Isto é, abrem essas vagas para os referidos cursos não porque a sociedade o exija, mas porque a Universidade precisa de uns trocos extra.

Anonymous said...

Avelar, nao!
eu se faz favor.

Daí dizer-se que o pilim ou dinheiro condicionar o mundo. Antes a Universiade era só para quem queria e tinha gosto. Hoje é para quem quiser desde que tenha o importante: O fundo de maneio.

divagador said...

universidade no meu tempo queria dizer estudo universal

Carolina Almeida said...

Perdão Sr. Eu

Carolina Almeida said...

Perdão Sr. Eu